O cliente
Com 37 anos de história, a União Brasileira Beneficente (UBB) oferece produtos e serviços exclusivamente aos funcionários públicos do Estado de São Paulo. São mais de 40 mil associados e 140 colaboradores – estes, em sua maioria, formados por mulheres jovens.
Clínicas odontológica e médica próprias, com mais de 900 metros quadrados, são os carros-chefes da associação, que ocupa três andares do famoso Edifício Andraus, na Praça da República, em São Paulo.
Farmácia a preço de custo, ótica, assessoria jurídica, auxílio funerário e agência de turismo são outros serviços disponibilizados pela UBB.
O desafio
A assistência médica oferecida aos colaboradores havia sido negociada pelo próprio departamento de Recursos Humanos da UBB, após análises e cotações de mercado. A operadora era pequena, com cobertura regional e com foco de atendimento concentrado na Zona Leste da capital paulista. Assim, colaboradores de outras partes da metrópole tinham de se deslocar bastante para serem atendidos – o que gerava muitas queixas.
Além disso, não havia muita maleabilidade e abertura para o diálogo nas renovações de contrato, que chegou a aumentar 300% em certa ocasião.
Portanto, o desafio era reduzir as reclamações e encontrar uma solução que não deixasse a UBB com a sensação de “faca no pescoço” a cada renegociação de contrato.
A solução
Por ser uma corretora e consultoria especializada em saúde, a VPlan Seguros apresentou à UBB operadoras com maior poder de negociação, mais maleáveis e com uma gama maior de serviços.
Assim, em um primeiro momento, optou-se por uma assistência médica nacional, com mais especialidades e capaz de atender com qualidade todas as regiões de São Paulo. Em uma segunda oportunidade, houve uma nova troca de operadora – que manteve a amplitude da cobertura, mas trouxe a possibilidade de customizar os planos de acordo com as preferências e o perfil de cada colaborador da UBB.
Outro ponto importante foi a mudança no atendimento. A VPlan Seguros faz questão de acompanhar de perto as necessidades da associação e monitora cada colaborador atendido, com auxílio da diretoria clínica da UBB. Procuramos ainda antecipar soluções de problemas pontuais, o que só é possível quando há intensa confiança e afinidade com o cliente.
Os resultados
Em pesquisa feita bela UBB com seus colaboradores, 99% ficaram satisfeitos com as mudanças realizadas nos planos de saúde após a entrada da VPlan Seguros.
“Hoje temos um produto muito superior, que atende muito melhor nossos funcionários. Vejo a VPlan como nossos parceiros, extremamente flexíveis, com um atendimento impecável, predispostos a fazer o negócio acontecer. São muito presentes”, revela a diretora geral da UBB, Sandra Freitas.
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