Você está visualizando atualmente RACISMO NÃO!

RACISMO NÃO!

O ex-presidente da África do Sul, Nelson Mandela, deixou uma frase que ficou marcada quando se fala de racismo e preconceito: “Ninguém nasce odiando outra pessoa pela cor de sua pele, por sua origem ou ainda por sua religião. Para odiar, as pessoas precisam aprender, e se podem aprender a odiar, elas podem ser ensinadas a amar”.

A fala de Mandela, que foi vencedor do Prêmio Nobel da Paz em 1993 quer dizer que o racismo é, na verdade, uma construção social e política, que está relacionada à história do Brasil e do mundo.

Como combater o racismo e ser um aliado nessa luta

O preconceito racial é algo que fica enraizado, por isso, o primeiro passo para combater o racismo é desconstruí-lo em você e ajudar as pessoas ao redor a fazerem o mesmo.

Comece a prestar atenção nas suas atitudes e pensamentos. Por exemplo: você segura a bolsa forte quando vê algum negro perto de você? Você fecha o vidro do seu carro quando um negro se aproxima? Quando algum negro faz algo que você julga errado, você pensa que ele fez isso só porque é negro?

Se você tem atitudes e pensamentos como este, está na hora de repensá-los. A dica é ir desfazendo essas ideias e preconceitos e ter em mente que isso que você sente, na verdade, acontece por uma construção social e ideias ultrapassadas que lhe impuseram.

Além disso, um passo importante e simples é não reproduzir, rir ou compartilhar piadas racistas, mas sim repreendê-las sempre que ouví-las. As microagressões contra a dignidade e identidade da pessoa negra são muitas e as piadas são só mais uma forma de menosprezar a luta constante do povo preto, assim como diversas expressões racistas do nosso vocabulário.

Vidas negras importam

Em 2020, o mundo inteiro se revoltou com a morte de George Floyd, um homem negro de 46 anos que perdeu a vida sendo sufocado pela polícia de Minneapolis, gerando uma série de protestos contra o racismo espalhados por diversos países – inclusive no Brasil. 

Apesar de triste e revoltante, o episódio trouxe à tona diversas pautas relacionadas ao racismo e discriminação social, especialmente quando se fala sobre o número de mortes entre a população preta. O movimento “Black Lives Matter” (que significa “vidas negras importam” em português) mostrou que é possível unir pessoas de diferentes classes e etnias na luta contra o racismo e na defesa da democracia.

Racismo é crime! 

Por mais que muitas vezes não pareça, o racismo é considerado crime inafiançável e imprescritível no Brasil. O crime de racismo é previsto pela Lei nº. 7.716/1989. Além disso, qualquer pessoa pode dar voz de prisão para um ato em flagrante. A voz de prisão por cidadão comum é garantida no artigo 301 do Código de Processo Penal do Brasil.

Por isso, se você presenciar algum ato racista, não hesite em anunciar que aquele racista deve ser levado à delegacia. Em casos de crime virtual, reúna provas contra a pessoa que fez a ofensa para fazer uma denúncia e para que essa pessoa seja devidamente punida.

Lembre-se que é dever de todo cidadão lutar contra a desigualdade racial e denunciar casos de racismo, afinal, quando você fica neutro diante de uma situação de injustiça e preconceito, você escolhe o lado do opressor. 

Deixe um comentário

cinco × 2 =