Você está visualizando atualmente Operadoras têm programas específicos para a saúde da mulher

Operadoras têm programas específicos para a saúde da mulher

A saúde da mulher requer ações próprias às quais a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) e as próprias operadoras estão cada dia mais atentas. Elas vão desde práticas voltadas à maternidade e às crianças recém-nascidas até os cuidados específicos na terceira idade.

Segundo a ANS, existem hoje 274 programas dedicados à saúde da mulher, todos integrados ao programa Promoção da Saúde e Prevenção de Riscos e Doenças (Promoprev) e a Certificação de Boas Práticas em Atenção à Saúde (APS).

Boa parte dos planos oferece tais programas. Não é possível listar aqui o que cada um deles têm disponível, mas as ações vão desde a atenção à gestante e aos laços da mãe com o filho, Movimento Parto Adequado, iniciativas de emagrecimento, abandono do tabagismo, planejamento familiar, prevenção e tratamento ao câncer de mama e do colo do útero, cuidados ginecológicos, centro cirúrgico da mulher, entre outros.

Há ainda convênio com laboratórios que concentram uma série de procedimentos dedicados à saúde feminina. “As operadoras de saúde estão cada vez mais ligadas às necessidades dos pacientes. Na saúde da mulher, não é diferente. São várias opções com programas específicos e certamente uma delas se encaixa ao seu perfil”, explica o diretor da VPlan Seguros, Paulo Santos.

Mulheres são maioria

Hospitais, convênios médicos e odontológicos devem mesmo dedicar atenção diferenciada às mulheres. Não só pelas demandas próprias do gênero, mas também por elas serem maioria.

De acordo com a ANS, segundo dados de dezembro do ano passado, as mulheres são a maior parte entre os usuários de planos de assistência médica, com 25,9 milhões de usuárias (53% do total) e odontológica, com 14,8 milhões (50%).

Afinal, elas se preocupam mais com a saúde. Em nosso último artigo, citamos a Pesquisa Anab de Planos de Saúde, feita ano passado pela Associação Nacional das Administradoras de Benefícios (Anab). Segundo o levantamento, após a pandemia, o acesso a tratamentos de saúde é uma preocupação muito grande para 52,5% das mulheres, número que cai para 34,6% nos homens.

Plano de saúde e fases da mulher

O foco na saúde feminina muda de acordo com cada etapa da vida – e é possível encontrar o plano ideal para sua necessidade, das suas filhas, netas, sobrinhas etc.

. A partir da primeira menstruação devem ser realizadas consultas periódicas com o ginecologista para prevenção às doenças sexualmente transmissíveis e gravidez. Com um plano de saúde, o acesso a tudo isso fica mais fácil e abrangente.

. Adquirir um plano de saúde com antecedência também faz com que a gravidez seja mais tranquila. Afinal, além dos vários exames periódicos necessários para assegurar a saúde do bebê e da gestante, evita-se o tempo de carência.

. Após os 40 anos, exames preventivos como as mamografias devem se tornar rotina. Contar com um convênio médico faz com que o processo seja mais simples, ainda mais se houver necessidade de algum tratamento ou procedimento cirúrgico.

Contato

Está em busca de um plano de saúde que atenda essas e outras necessidades? Entre em contato conosco e lhe ajudamos a encontrar o que mais se encaixa ao seu perfil.

Deixe um comentário

19 − 19 =