Você está visualizando atualmente VPlan Seguros oferece consultoria em gestão de sinistralidade para recursos humanos

VPlan Seguros oferece consultoria em gestão de sinistralidade para recursos humanos

Depois da folha de pagamento, os planos de saúde certamente compõem o maior custo dentro dos Recursos Humanos. Ciente disso, a VPlan Seguros oferece aos profissionais do setor a consultoria Gestão de Sinistralidade para RH.

A iniciativa é resultado de parceria com a Arquitetos da Saúde, consultoria especializada em análise técnica cujos sócios possuem mais de 25 anos de mercado e é dedicada a auxiliar toda a cadeia de saúde privada, mas principalmente as empresas contratantes na gestão de planos de saúde coletivos – de maneira técnica, eliminando desperdícios e gerando resultados.

“O apoio aos nossos clientes deve ser feito em várias frentes. Notamos que ajudá-los a encontrar o plano de saúde que atenda exatamente ao seu perfil muitas vezes não é o suficiente. É preciso apoiá-los na gestão de toda estrutura”, explica o diretor da VPlan Seguros, Paulo Santos.

“A atividade fim do líder de RH é gerir pessoas e construir políticas de benefícios – é nisso que ele deve concentrar suas energias. Para tal, é necessário o suporte de uma corretora ou consultoria competente, que cuide não apenas da gestão financeira e operacional, mas também da gestão técnica”, analisa Luiz Feitoza, sócio e cofundador da Arquitetos da Saúde.

A consultoria

Ela é feita por meio de uma assinatura mensal, na qual é possível escolher quatro pacotes de serviços: bússola, painel, compacto ou premium.

. Bússola: dedicado a quem deseja um referencial técnico e regulatório para a gestão do RH e amplo benchmarking (ANS + AQS), com acesso totalmente web;

. Painel: oferece mentoria, indicadores de mercado e business intelligence do plano de saúde, com pré-diagnóstico expresso, importação de dados, painel de indicadores web e parecer técnico de reajuste – tudo de forma digital;

. Compacto: com indicadores de mercado, business intelligence, mentoria e gestão atuarial ao seu alcance. Com todas as vantagens anteriores, além do cálculo da VCMH real para utilizá-la como base de gestão, previsão orçamentária de 12 meses e de 5 anos.

. Premium: mentoria completa, com leque total de sugestão de entregas – com o cliente, claro, definindo as prioridades. Ou seja, todas as vantagens já citadas, bem como defesa de reajuste, cenários de passivo atuarial, cálculo do prêmio de risco, análise de fluxo de caixa (rum-off), estudo de viabilidade pré e pós-pagamento, triagem e classificação do perfil de saúde, revisão da regra de elegibilidade e redesenho do plano médico.

Vantagens ao RH

Contar com um plano de saúde é um fator cada vez mais decisivo para a atração e retenção de talentos. No entanto, os custos deste benefício sobem muito acima da inflação geral de preços, chegando a dobrar em um período de cinco anos. Esse impacto pode ser minimizado – e, em alguns casos, reduzido – com a orientação e gestão técnicas adequadas.

A ideia da consultoria é possibilitar uma gestão prática e independente, com soluções efetivas e possíveis de implementar, baseadas em expectativas claras e pré-combinadas relativas aos temas mais comuns à gestão do plano médico empresarial. 

Mesmo para quem já tem algum suporte ou nível de gestão interna, os diferentes pacotes promovem de maneira adequada a cada necessidade o apoio necessário para o melhor resultado e perenidade do plano de saúde..

Impacto da sinistralidade

Trata-se da relação do quociente do sinistro (da despesa médica) com o prêmio (a receita paga à operadora). A sinistralidade é o principal indicador de reajuste, pois contratualmente há um limite permitido; acima dele, o plano é reajustado anualmente. Ou seja: quanto maior a utilização médica paga em determinado período, maior reajuste contratual a operadora poderá solicitar à empresa.

Balancear isso de maneira que a operação seja viável não é uma tarefa fácil. Tradicionalmente, os contratos se pautam por um limite técnico de 70% de sinistralidade, ainda que historicamente o mercado opere bem acima disso. 

Não à toa, o termo sinistralidade causa “arrepio” nos RHs. Para que ela não se torne o verdadeiro terror do departamento, a solução está na gestão adequada do custo, com elegibilidade correta dos colaboradores ao plano e configuração bem-feita do benefício, levando-se em conta questões de abrangência, acomodação, segmentação assistencial etc.

Outro ponto é a gestão do sinistro relacionada a mecanismos de regulação, com alternativas de coparticipação inteligente, franquia, segunda opinião médica, entre outros caminhos. Sem falar em iniciativas que podem ser tomadas internamente pela empresa, como programas de saúde para públicos específicos e maior integração da medicina ocupacional.

“A sinistralidade tem impacto direto no reajuste, mas a atuação sobre ela só faz sentido se corrigirmos as causas. Tê-la como indicador somente no momento de negociação do reajuste é pouco eficaz. Esse é um dos pontos que nossa consultoria visa corrigir”, argumenta Feitoza.

Parceria

Parcerias que geram valor estão em falta na cadeia produtiva de saúde suplementar. A parceria da da VPlan Seguros com a Arquitetos da Saúde para a disponibilização destes pacotes de serviços visa justamente imprimir esta geração de valor à percepção de usuários e contratantes.

“A transparência e independência norteiam todas as nossas parcerias, a fim de eliminar os tradicionais conflitos de interesse. Conhecemos a seriedade dos sócios da VPlan Seguros, que aderiram ao nosso código de conduta e se comprometeram a compartilhar, portanto, os mesmos valores. Isso nos permite tratar com liberdade junto aos clientes temas que, em geral, vão ao encontro do melhor interesse do cliente, ainda que eventualmente contra o maior ganho de uma corretora, por exemplo”, explicou Feitoza.

“Estamos sempre em busca de levarmos às empresas um diferencial de serviços que vá além da contratação imediata dos convênios médicos. Nossa preocupação é sempre oferecer a solução mais personalizada possível, capaz de atender às necessidades do cliente, de maneira que nossa parceria se estenda por longo prazo. Essa é a marca da VPlan Seguros e, por isso, reconhecemos na Arquitetos da Saúde ótimos parceiros de negócios”, conclui Santos.

Gestão de Sinistralidade para Recursos Humanos

Deixe um comentário

dois + dezenove =